Revezamento da tocha olímpica percorrerá todos os estados brasileiros

Cerca de 250 cidades brasileiras terão a honra de participar do revezamento da tocha olímpica. O Comitê Organizador Rio 2016 já anunciou que o tradicional revezamento da tocha olímpica vai passar por todos os estados brasileiros, impactando 90% da população.

A cerimônia de acendimento da tocha seguirá a tradição e será realizada na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, e a chama deve chegar ao Brasil de 90 a 100 dias antes do início dos Jogos Olímpicos. A tocha será carregada por pelo menos dez mil condutores ao longo de cerca de 20 mil quilômetros, além de voar em torno de dez mil milhas pelo país até o dia 5 de agosto de 2016, quando acenderá a pira Olímpica na cerimônia de abertura, no Maracanã.

Para o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, a presença da tocha em todos os estados do país significa a integração de todas as regiões com os Jogos Olímpicos. “prometemos integrar o país aos Jogos – um evento feito por todos, para todos os brasileiros e com a cara do Brasil para o mundo. Realizar o revezamento da tocha olímpica no país inteiro é cumprir essa promessa e dar a milhões de pessoas a chance de participar de uma comemoração que ficará na memória”, disse Nuzman ao site do COB.

O processo de indicação dos “sortudos” que serão escolhidos para carregar a tocha olímpica acontecerá em 2015 e será realizado em parceria com os patrocinadores oficiais do revezamento.

História da Chama Olímpica

A Chama Olímpica é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, e evoca a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais. Durante a celebração dos Jogos Olímpicos antigos, em Olímpia, mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem as competições. Esta tradição foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936, o alemão Carl Diem foi o criador do ritual que prevê o acendimento da chama em Olímpia e sua condução à cidade-sede em tochas, num revezamento que termina com a iluminação da pira que marca a abertura oficial dos Jogos. Apenas no revezamento para os Jogos de Atenas que a tocha passou por outros países além do da cidade-sede pela primeira vez, inclusive no Brasil onde foi transportada por 125 pessoas.

Danilo Georgete

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *