Jogo das estrelas da MLB começa com o “novo” Home-Run Derby

A metade da temporada do beisebol chegou e com ela ocorrem as festividades do All-Star Game da liga. E nesta segunda-feira (13), às 21 horas (com transmissão da ESPN) o evento tem o seu pontapé inicial com o tradicional Home-Run Derby, que é a competição no qual os batedores devem, literalmente, mandar as bolinhas para as arquibancadas, anotando o home-run, que é a jogada mais emocionante do esporte.

Nesse ano o formato da disputa foi modificado e ganhou um formato de “mata-mata”. Os oito atletas escolhidos foram separados por seu desempenho na temporada até o momento e se enfrentam no estilo cruzamento olímpico (primeiro contra o oitavo, segundo versus o sétimo e assim por diante). Outra alteração foi na duração das tentativas. Anteriormente o atleta podia continuar rebatendo até realizar vinte tentativas falhas de conseguir o home-run. No atual modelo, cada jogador terá cinco minutos garantidos, que podem ganhar até mais 90 segundos em caso de rebatidas muito longas (home-run que viaje 475 pés vale mais 30 segundos, dois home-runs de até 475 pés vale um minuto e por final dois de 475 vale um minuto e meio).

Mesmo sem a presença do atual bicampeão do evento, o cubano Yoenis Cespedes do Boston Red Sox, a disputa promete ser bem interessante. Os duelos serão os seguintes:

(1) Albert Pujols X (8) Kris Bryant

Ninguém conseguiu descobrir o por que de Kris Bryant estar no evento (se esperava um nome de maior peso para substituir Bryce Harper, dos Nationals, quando este decidiu não participar), mas o secundarista dos Cubs tenta ser o azarão do evento. Com 12 home-runs ele dificilmente ameaçará a classificação de Pujols, que volta ao evento com a chancela de favorito e com 26 home-runs na temporada (segunda melhor marca da temporada).

(4) Joc Pederson X (5) Manny Machado

O duelo da nova geração. O calouro dos Dodgers, Joc Pederson, vem mostrando um braço muito potente, já que acumula 20 home-runs na temporada e por isso já conseguiu logo em seu ano de estreia seu lugar no evento. Já Machado fez a alegria dos fãs dos Orioles, ao mandar a bola por cima do muro 19 vezes na temporada. Não aposto que um dos dois vença o torneio, mas esse duelo será um dos mais interessantes da primeira rodada.

(3) Josh Donaldson X (6) Anthony Rizzo

Se eu apostasse meu salário no vencedor do Home-Run Derby, seria em um desses caras. Donaldson, agora nos Blue Jays, tem sido uma máquina de home-runs nas últimas temporadas (já são 21 na atual) e tem um aproveitamento de 355 rebatendo (a escala máxima é 1000). Mas, do outro lado um dos melhores jovens atletas da liga vai estar babando para conquistar o título. Melhor jogador dos Cubs, Rizzo fez “apenas” 16 home-runs na temporada, mas é um jogador muito atlético, o que em uma competição em qual o atleta vai rebater quase 100 bolas se chegar até a final, faz muita diferença.

(2) Todd Frazier X (7) Prince Fielder

O atual vice-campeão contra o vencedor de duas edições (2009 e 2012). O duelo estrelado entre Frazier e Fielder é o mais esperado da primeira fase, mesmo com Fielder em uma temporada abaixo de sua média (14 home-runs até o momento). O jogador dos Rangers não deve ser menosprezado por esse dado, já que tem experiência e, simplesmente, ama mandar

a bola para longe do muro. Já Frazier tem a terceira melhor marca de home-runs da liga esse ano (25), mas tem problemas em conseguir rebater seguidamente, o que pode prejudicar a longevidade do atleta no torneio, além das pretensões dos Reds na temporada.

Prepare a pipoca e já marque na agenda, pois mesmo que você leitor (a) não seja fã do beisebol, ou até mesmo não conhecendo as regras e suas peculiaridades, o formato “arcade” e o objetivo único de mandar bolas por cima dos muros torna o Home-Run Derby um dos eventos mais interessantes da temporada da MLB.

Jorge de Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *