Quando alguém parte

Passei por dias difíceis e cheguei à conclusão de que realmente não estamos preparados para as perdas, não digo das perdas materiais, que superamos rapidamente, substituindo o bem perdido. Falo das perdas dos entes queridos e que um dia se despendem de nós, nos deixando com aquela sensação de solidão interna.

Psicologicamente nossa mente até nos prepara para o caos, caso o mundo entre em guerra, mas nunca estamos preparados para a perda súbita de alguém que nos seja caro. Uma amiga muito querida enviou-me um vídeo do Padre Fábio de Mello, oportuno na situação de perda que vivo hoje. Ele expõe sobre a questão do “Ter” e do “Ser”, mas é exatamente este “Ser” que é o “X” da questão.

Sempre entendemos o “Ser” como sermos nós mesmos, mas neste caso ele trata o ser como na representação para o outro, não estando ligado intimamente em nosso interior, mas ao que somos para o outro. Diante de uma perda de um ente querido ou até mesmo da nossa própria partida, o que ficará, mesmo diante da dor, é a lembrança do que fomos para alguém ou que ela nos representou.

A falta daquela pessoa e a dor de que por vezes nos aperta o coração é substituída por uma saudade sem sofrimento. Esta saudade tem como fator confortante, e que a torna suportável, a importância que esta pessoa tem para nós, tudo o que ela nos deixou de bom, seus exemplos, alegrias e bons momentos compartilhados a tornará para sempre importante em nossa vida. Lembraremos dela sempre com ternura, porque este vazio será preenchido por uma calma e uma paz que nos confortará quando a saudade gritar.

As pessoas se tornam inesquecíveis em nossas vidas pelo que nos deixaram, para posteriormente lembremos delas, e no lugar da ausência que machuca fica a essência da importância do que realmente ela foi para nós.

Uma saudade que nunca terá fim e que nos remeterá em um leve sorriso quando uma frase, um gesto vier em nossa lembrança.

Maria de Lourdes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *