Jovem brasileiro Thiago Monteiro surpreende francês Tsonga e avança no Rio Open – Conexão News

Jovem brasileiro Thiago Monteiro surpreende francês Tsonga e avança no Rio Open

da redacao

Número 338º do mundo, convidado pela organização, derrota nono do ranking e pega uruguaio Cuevas por vaga nas quartas.

Um dia depois de ser oficialmente batizada com o nome do tricampeão de Roland Garros, a quadra Guga Kuerten foi palco de um momento especial para o tênis brasileiro. O cearense Thiago Monteiro, convidado pela organização e atual 338º do ranking mundial, eliminou o francês Jo-Wilfried Tsonga, cabeça de chave número 3, na primeira rodada do Rio Open apresentado pela Claro, nesta quarta-feira, no Jockey Club Brasileiro. O jovem de 21 anos derrotou o número 9 do mundo por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/4. Foi a primeira vitória de Thiago em um torneio de nível ATP. O Rio Open é o maior torneio de tênis da América do Sul, com disputas simultâneas de um ATP World Tour 500 e um WTA Internacional.

O jovem brasileiro não se intimidou ao enfrentar um tenista top, numa quadra central de um ATP 500. Sacou bem, fez boas trocas de bola, e conseguiu winners, levantando a torcida nas arquibancadas. Thiago venceu o primeiro set com propriedade, e continuou jogando bem no segundo, mas Tsonga subiu de rendimento e impôs seu tênis diante do brasileiro, empatando a partida. O cearense não se abalou e continuou jogando em alto nível. O terceiro set seguiu equilibrado até o 4 a 4, quando Thiago quebrou mais uma vez o serviço do semifinalista de Roland Garros-2015 e dono de 12 títulos na carreira, para na sequência confirmar o seu saque e fechar por 6/4.

O cearense já foi o ex-número 2 do ranking juvenil, estava indo bem na transição para o profissional, quando alcançou a 254ª posição, mas teve uma lesão grave no joelho esquerdo – rompimento parcial do ligamento cruzado anterior – no primeiro semestre do ano passado, e ficou três meses e meio sem jogar. Voltou ao circuito em setembro, e está recomeçando, conquistando bons resultados. Neste ano, o canhoto foi semifinalista do Challenger do Rio.

O próximo adversário de Thiago, por uma vaga nas quartas de final, será o uruguaio Pablo Cuevas, 45º do mundo. Aos 30 anos, Cuevas tem três títulos na carreira e, assim como Tsonga, nunca enfrentou o brasileiro.

Pela chave feminina, a italiana Francesca Schiavone, campeã de Roland Garros em 2010, passou pela colombiana Mariana Duque-Mariño por 6/4, 4/6 e 7/5. Já a romena Sorana Cirstea eliminou a cabeça de chave número 5, a eslovena Polona Hercog, por 7/5 e 7/6 (3).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *