Em jogo emocionante, Nigéria vence e garante o bronze no futebol masculino

Por Álex Biega

Quem esperava uma disputa de terceiro lugar apática se surpreendeu com o jogo entre Nigéria e Honduras. Debaixo de um calor de quase 30 graus no Mineirão, africanos e caribenhos fizeram uma partida de seis gols e com emoção para dar e vender. A Nigéria, que depois de abrir uma vantagem de três gols, quase viu Honduras empatar no fim do jogo, mas garantiu sua 3º medalha olímpica no futebol e levou o bronze na Rio-2016.

O primeiro tempo foi de domínio total dos africanos. Aos seis minutos, o atacante Umar fez uma bela jogada e chutou forte no travessão para delírio de quem acompanhava o jogo. Pecando nas finalizações e na boa atuação do goleiro hondurenho, a Nigéria só conseguiu abrir o placar aos 33 minutos. Depois de um cruzamento rasteiro de Obi Mikel, o centroavante Sediq Umar só teve o trabalho de empurrar a bola para o gol, dando números iniciais à partida.

O começo da segunda etapa não foi diferente: a Nigéria pressionando o tempo todo e Honduras fechada no campo de defesa. Logo aos três minutos, Umar pegou o rebote de goleiro Lopéz após o chute forte de Mikel e marcou seu segundo na partida. O hat-trick do atacante nigeriano demorou mais sete minutos para acontecer. Depois de driblar o zagueiro e ficar cara a cara com o guarda rede caribenho, Umar só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol, fazendo o terceiro dele e terceiro da Nigéria.

Já com a vitória bem encaminhada, a Nigéria achou que só administrar o jogo era necessário. Foi aí que o time africano começou a se complicar. Aos 25 minutos, o atacante Lozano marcou o primeiro gol para Honduras depois de uma bobeada na zaga da nigeria. Empolgados pelo gol, os hondurenhos descontaram mais uma vez com Marcelo Pereira de cabeça aos 37 minutos e partiram para cima tentando arrumar o empate. Foi aí que a pernas pesaram e o calor ajudou os nigerianos, que acostumados em jogar em altas temperaturas, só tocaram a bola e seguraram o resultado até o fim.

Com o bronze, a Nigéria consegue mais uma boa participação no futebol em Olímpiadas. Em 1996, os africanos foram medalha de ouro em Atlanta. Já em Pequim 2008, a Nigéria garantiu a prata depois de perder para a Argentina por 1×0.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *