A mudança de hábitos alimentares pode ser a chave para o emagrecimento saudável

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O emagrecimento só será efetivo se, além da dieta, os hábitos diários forem mudados. A alimentação balanceada é potencializada pela introdução da prática de atividades físicas no cotidiano. Para aumentar a qualidade de vida, controlar o estresse e ter atitudes saudáveis também são medidas importantes.

A resistência para mudar os hábitos também é a razão de cerca de 70% das desistências e baixa adesão dos programas de emagrecimento. Muitas pessoas não seguem recomendações médicas relacionadas às mudanças no estilo de vida, como restrições alimentares, abandono de fumo, entre outros. Nos programas que buscam dar foco à prática de atividades físicas, 50% deixam de praticar a atividade num período de três a seis meses após o início.

Como encontrar motivação

O primeiro passo para o emagrecimento e a persistência no programa deve partir do indivíduo, que tem de pesar o quanto deseja a resolução de seus problemas. O mesmo vale para a tomada de decisão da mudança dos hábitos alimentares. A motivação deve ser o objetivo final e está dividida em duas formas, a intrínseca e a extrínseca.

A motivação intrínseca é pessoal, parte de quem deseja alcançar um objetivo ou meta e vai atrás de seus desejos e necessidades. A extrínseca depende de fatores internos e pode alterar positiva ou negativamente o comportamento. Os fatores externos positivos envolvem o suporte familiar, o prazer e as até mesmo recompensas. Os negativos podem ocorrer em ocasiões sociais (quando existe uma variedade de alimentos e bebidas), falta de apoio familiar e de amigos.

Como mudar os hábitos

A adoção de um estilo de vida mais saudável não se restringe apenas à alimentação ou à prática de atividades físicas. Outros hábitos podem ser mudados e podem gerar mais motivação. Pequenas mudanças em atitudes cotidianas como, por exemplo, substituir o carro pela bicicleta na ida ao trabalho contribuem para a cultura de um estilo de vida mais saudável, além de auxiliar no emagrecimento e contar como uma prática de atividade física.

Tomar as escadas ao invés do elevador, ingerir mais água ou reduzir o sal nas refeições parecem atos pequenos, mas, são fundamentais para a efetividade do programa de emagrecimento. À medida em que os resultados são vistos, a motivação para persistir cresce. A mudança destes pequenos hábitos no início possibilita a mudança de hábitos maiores a longo prazo.

Alguns métodos naturais para emagrecimento também podem servir como impulso, a exemplo do SlimCaps, que além de agir como um termogênico natural, dando mais disposição e motivação para a prática de exercícios físicos, também atua queimando a gordura, fazendo com que os resultados apareçam mais rápido.

Os medicamentos para emagrecer podem ser uma ótima alternativa para quem deseja se motivar ainda mais na busca pela perda de peso. Além de conferirem resultados rápidos na queima de gordura de maneira natural, também aceleram o metabolismo.

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