Curitiba e suas feiras gastronômicas

Danilo

Comer em feiras ao ar livre é algo muito comum e cotidiano no costume curitibano. Nelas se encontram todos os tipos de comida de rua, desde o famoso pastel, até pratos um pouco mais elaborados, mas fáceis de comer.

Existem as feiras noturnas que acontecem em vários lugares da cidade de terça a sexta, geralmente das 17h às 22h, como por exemplo a feira da praça da Ucrânia, famosa pelo pierog do Tadeu, que acontece nesse horário toda sexta-feira. E as chamadas especiais que acontecem em determinadas épocas do ano, como a feira da primavera que acontece na praça Osório, que tem horários e datas variadas.

Em vários bairros de Curitiba existem feiras noturnas ou diurnas em que se pode apreciar de tudo um pouco. Um exemplo é a conhecida popularmente “Feirinha do Água Verde”, que fica em frente ao Shopping Água Verde e acontece nas quintas-feiras das 17h às 22h.

Existe também a Feira Gastronômica do Alto Juvevê, que acontece por meio de edições e nela famosos restaurantes dos bairros Cabral e Juvevê montam suas barracas para degustação de alguns pratos por preços diferenciados.

Confira abaixo um roteiro das principais feiras gastronômicas da cidade e não perca a chance de apreciar a que fica mais próximo de sua casa.

Champagnat (Feirinha da Praça da Ucrânia)
É a feirinha mais conhecida de Curitiba, ao todo são 39 barraquinhas com o melhor da gastronomia cosmopolita da cidade. Ela agrada a todos os gostos e paladares, lá se encontra tapioca, acarajé, pastel, empanadas argentinas, comida japonesa, chinesa, indiana e claro, pratos ucranianos. Funciona toda sexta-feira na Praça da Ucrânia, das 17 às 22h. É uma ótima pedida para uma sexta à noite.
Endereço: Praça da Ucrânia

BATEL
A Feira Gastronômica do Batel conta com 21 barraquinhas de comidas típicas. Há, entre outras, barracas com comidas do Peru, Itália e China. A feirinha também dispõe de barracas com lanches mais convencionais, como sanduíches de pernil e espetinhos, entre outros. Sua localização é próxima da Pracinha do Batel e funciona sempre aos sábados, das 12h às 21h.
Endereço: R. Carneiro Lobo

CRISTO REI
Possui 16 barracas no total e os grandes destaques são: as comidas à base de milho (suco, bolo e o milho propriamente dito), as empanadas bolivianas, os sanduíches de pernil, as comidas típicas japonesas e os espetinhos de carne. Funciona toda quinta-feira, das 17h às 22h.
Endereço: Av. Mal. Humberto Alencar Castelo Branco

HUGO LANGE
Há barraquinhas com comidas da Itália, China e Polônia, entre outras. Também há barracas convencionais que vendem, por exemplo, pastéis, sanduíches e salgados. Destaque para os bolinhos de aipim com carne-de-sol e para os pierogis. Funcionas nas quartas-feiras, das 17h às 22h.
Endereço: R. Presidente Rodrigo Otavio

ÁGUA VERDE
A tradicional feirinha localizada no Água Verde é famosa pelo pastel e a tapioca. Localizada em uma rua pequena, a feira se tornou ponto de encontro de famílias, casais e amigos na quinta-feira a noite. Fogazza e espetinhos de carne também fazem muito sucessos entre os frequentadores. Funcionas nas quintas-feiras, das 17h às 22h.
Endereço: R. Professor Brazilio Ovidio da Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *