Leandro Alves sagra-se bicampeão dos Jogos Escolares do Paraná

Superação, determinação e raça. Adjetivos que definem a vida de um judoca e que estiveram presentes em cada luta do atleta Leandro Alves, da equipe Judô Tonietto, de Curitiba, durante sua vitoriosa campanha nos Jogos Escolares do Paraná. Depois da sofrida perda de peso e de cair no lado mais forte da chave, o judoca de 16 anos sagrou-se bicampeão da categoria -55kg após superar na final José Ubirajara Junior, seu companheiro de treino e atual vice-campeão mundial escolar.

Leandro Alves encontrou logo na primeira luta Felipe Suemitsu, atual campeão paranaense sub-21 e seu adversário na final dos Jogos Escolares do Paraná em 2016. Após um começo melhor do oponente, logo Alves entrou na disputa e equilibrou o duelo, que foi vencido por ele após uma chave de braço, vencendo a disputa por ippon após a desistência de Suemitsu.

Nas oitavas de final o adversário foi Thiago Galvão. Alves também encontrou dificuldade no começo e um adversário extra que foram as caimbras que estava acompanhando ele no duelo. Após muito estudo, conseguiu novamente puxar uma chave de braço e terminar o duelo vencendo por ippon, avançando para semifinal.

Na disputa da semifinal encontrou Vitor Calegari, um dos quatro melhores atletas da categoria e que vem medalhando em todas as competições nesse ano. Com certeza foi uma das disputas mais acirradas dos Jogos Escolares do Paraná. Faltando 5 segundos para o término da luta, Calegari entrou um golpe quando Alves já estava no chão e o árbitro deu wazari, o que não aconteceu. Após darem a vitória para Calegari, Leandro Alves continuou no tatame e pediram revisão por vídeo do lance, após os árbitros constatarem o erro, o atleta até então vencedor voltou para o tatame para a continuação da luta que foi até o golden score e foi vencida por Leandro Alves.

Banner-Alterado1

A grande final da categoria -55kg foi entre Leandro Alves e José Ubirajara Junior, os dois atletas da equipe Judô Tonietto já se cruzaram na Seletiva Paranaense  e no Campeonato Paranaense, com uma vitória para cada lado. Atual campeão estadual, Junior também representou o país no World Combat Games, na Índia nesse mês de julho, onde sagrou-se vice campeão mundial escolar de judô. Com muito estudo e amplo conhecimento do jeito de lutar do adversário, a final entre os colegas de treino foi hiper disputada e aberta, assim como já tinha acontecido nas outras duas vezes que eles se encontraram. No golden score, Leandro Alves conseguiu entrar um outigari derrubando o colega adversário de wazari e conquistando o bicampeonato dos Jogos Escolares do Paraná.

Agora Leandro Alves representará o estado nos Jogos Escolares da Juventude, em Brasília. A competição realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil é o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. Da delegação composta por 465 atletas do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, um total de 52 já participaram dos Jogos Escolares da Juventude, entre eles Mayra Aguiar, Sarah Menezes, do judô, e Hugo Calderano, do tênis de mesa.

“Me sinto muito feliz, a competição foi bem difícil como a do ano passado, mas consegui me superar depois da perda de peso, me recuperei e consegui me sagrar bicampeão”, disse Leandro Alves após a competição. Sobre disputar a final contra um colega de treino, o judoca destacou a dificuldade e amizade entre os dois fora do tatame. “É uma sensação muita estranha pois a gente treina todo dia juntos. Nós conhecemos o jeito de lutar um do outro então fica bem complicada a luta”, completou.

Os Jogos Escolares da Juventude em Brasília serão realizados de 16 e 25 de novembro .

O Conexão News é um dos apoiadores do atleta Leandro Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *