Quatro duplas brasileiras buscam medalhas no World Tour Finals

As duplas brasileiras de vôlei de praia terão o último desafio pelo Circuito Mundial 2017 nesta semana, com a etapa ‘Finals’ disputada em Hamburgo, na Alemanha. O torneio, que ocorre de quarta-feira (23) a domingo (27), conta com os oito melhores times da temporada e quatro duplas convidadas. Ágatha/Duda (PR/SE), Larissa/Talita (PA/AL), Álvaro Filho/Saymon (PB/MS) e Evandro/André Stein (RJ/ES) serão os representantes do país em busca de medalhas.

O World Tour Finals é realizado desde 2015, com um formato especial, reunindo menos duplas que uma etapa convencional do Circuito Mundial, mas atraindo os melhores times do ranking e oferecendo a segunda maior premiação da temporada: 800 mil dólares no total. Cada país pode ter no máximo duas duplas representantes por naipe.

Os 12 times em cada naipe serão divididos em quatro grupos com três duplas, jogando entre si. Todos avançam à fase eliminatória, com primeiros colocados enfrentando os times com pior colocação, seguindo em jogos de ‘mata-mata’ até a fase semifinal e final.

O Brasil contará com os vencedores do Campeonato Mundial, Evandro e André, que aparecem no segundo lugar do ranking mundial, e Álvaro Filho/Saymon, que terminaram na sexta posição. No feminino, Larissa e Talita, líderes do ranking mundial, terão a companhia de Ágatha/Duda, que terminaram na terceira posição.

“Estamos muito motivados depois desse título do Campeonato Mundial. Tivemos pouco tempo para descansar e já voltamos aos treinamentos. Sabemos que chegamos com mais ‘moral’, mas que também seremos mais estudados. Vamos dar nosso máximo dentro da quadra, como sempre, e esperamos poder trazer uma medalha”, disse André Stein.

No naipe masculino, além dos brasileiros estarão no torneio os norte-americanos Dalhausser/Lucena e Brunner/Patterson, os alemães Armin Dollinger/Erdmann e Bockermann/Schumann, os italianos Nicolai/Lupo, os poloneses Losiak/Kantor, os russos Krasilnikov/Liamin, os austríacos Doppler/Horst, os espanhóis Herrera/Gavira e os canadenses Saxton/Schalk.

Já entre as mulheres, completam a lista das doze participantes as alemãs Julia Sude/Chantal Laboureur e Laura Ludwig/Kira Walkenhorst, as canadenses Sarah Pavan/Melissa Paredes e Bansley/Wilkerson, as norte-americanas April Ross/Lauren Fendrick e Summer Ross/Brooke Sweat, as tchecas Hermannova/Slukova e Kolocova/Kvapilova e as suíças Heidrich/Vergé-Dépré e Nina Betschart/Tanja Hüberli.

O Brasil possui bom retrospecto na competição, disputada desde 2015. Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) venceram as duas primeiras edições, mas neste ano, apesar de estarem entre os oito do ranking, acabaram fora pelo limite de duplas por país, já que Evandro/André e Álvaro Filho/Saymon estavam acima na pontuação. Quem também subiu ao lugar mais alto do pódio foi a dupla Larissa/Talita, em 2015.

Esta é a segunda vez que a cidade de Hamburgo recebe uma etapa do Circuito Mundial. No ano passado a cidade alemã sediou um Major Series com vitória das alemãs Laura Ludwig/Kira Walkenhorst e dos norte-americanos Dalhausser/Lucena.

Os jogos são disputados no Am Rothenbaum, estádio de tênis que se transforma em arena de vôlei de praia. O World Tour Finals dará 100 mil dólares aos times campeões de cada naipe, mas não conta pontos ao ranking.

Fonte: CBV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *