Atleta paranaense é aposta do Brasil no Sul-americano feminino de basquete sub-14

Eduardo Demeterco

Aos 14 anos e 1m68, a atleta Julia Rossetim Letty, da Sociedade Thalia, de Curitiba, embarcou na última sexta-feira (3) com a seleção brasileira feminina de basquete sub-14 para a disputa do Campeonato Sul-americano. A competição será realizada na cidade de Popayán, Colômbia, entre os dias 6 e 10 de novembro. A jogadora é a única paranaense entre as 12 convocadas para a seleção brasileira.

Após uma fase intensa de treinamentos em Americana (SP), a técnica Vania Paulette, definiu as 12 atletas que viajaram para defender o país na categoria, sendo a maioria delas do estado de São Paulo. Representando o Paraná, a ala-armadora Julia Rossetim Letty, foi convocada pela primeira vez para a seleção.“Jogo desde o quinto ano e fui a única paranaense convocada, a expectativa vai bem mais além do que eu posso imaginar” afirmou a atleta.

Julia

A preparação dentro da seleção para os jogos que estão por vir chega a ser algo de outro mundo segundo Julia. “Nunca treinei tanto como estou treinando aqui, duas vezes por dia, piscina de gelo, nutricionista, fisioterapeuta, médicos, estamos preparadas”. A comissão técnica é composta por nove profissionais que estão totalmente focados a disposição para qualquer situação que envolva as atletas convocadas. 

A importância da família

Julia sempre teve o apoio da família para disputar torneios e aprimorar suas habilidades no basquete. “Quando fomos assistir o primeiro jogo dela ficamos pasmos, pois não sabíamos do potencial que ela tinha, a Julia é muito reservada e nunca se auto elogia. O nosso apoio é total, sempre fazemos o possível para assistir os jogos e acompanhar as viagens”, contam Sidney Fabiano Letty e Deize Aparecida Rossetim Letty, pais de Julia.  

Futuro do basquete brasileiro

Com pensamento positivo e muito treino, a prioridade da seleção feminina é voltar ao Brasil com o título de campeãs sul-americanas e mesmo que isso não ocorra, o país tem uma boa base para o futuro do esporte, pois essas atletas estão apenas começando uma longa trajetória, tanto em seus clubes, quanto na seleção brasileira de basquete. Recentemente a seleção brasileira masculina de basquete sub-14 foi campeã de forma invicta do Sul-americano da categoria, reforçando o belo trabalho que a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) vem realizando na base.

Cidade sede do Sul-americano feminino: Popayán

Está localizada no Vale de Pubenza, entre a Cordilheira Ocidental e Central ao sul ocidente da Colômbia. Popayán possui cerca de 233.000 habitantes. 

Confira a convocação:

Anna Clara Rodrigues dos Santos – Ala-Armadora – ADC Bradesco – SP
Brenda Bleidão da Silva – Pivô – Instituto Mangueira do Futuro – RJ
Graça Thalia Bernardo Barbosa – Armadora – ADC Bradesco – SP
Jamily Daiene Reis da Silva – Ala-Pivô – Projeto Adrianinha Basketball – PE
Julia Rossetim Letty – Ala-Armadora – Sociedade Thalia – PR
Kerolene Araujo dos Santos – Pivô – SESI – SP – SP
Luana Beatriz Nitsche – Ala – FMD Uniasselvi / Vasto Verde – SC
Mariana Medeiros de Lima – Armadora – Nosso Clube de Pernambuco / Instituto Vitaliza – PE
Raiane Dias Dos Santos – Ala – ADC Bradesco – SP
Rhayssa Jhennyfer Braz de Souza – Pivô- ADC Bradesco – SP
Vitória Barbosa Silva Paula – Pivô – AD Centro Olímpico – SP
Vitória Silva de Carvalho – Pivô – Instituto Mangueira do Futuro – RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *