Brasil tem grupo equilibrado na estreia do Mundial

CASSIO BIDA

 

Estão definidas as oito chaves para a Copa do Mundo de 2018 que será disputada na Rússia. O sorteio terminou agora há pouco em Moscou. A seleção da casa irá fazer a partida de abertura contra a Arábia Saudita em 14 de junho no estádio Luzhniki, na capital russa, ao meio-dia, no horário de Brasília.

O Brasil ficou no Grupo E e estreia no dia 17 de junho, domingo, às 15h em Rostov-on-Don contra a Suíça. Depois a seleção viaja até São Petersburgo e enfrenta a Costa Rica, no dia 22, sexta-feira, às 9 da manhã. A participação na primeira fase se encerra em Moscou, dia 27, uma quarta-feira, às 15h contra a Sérvia na Arena Otkritie.

O sorteio começou com uma bela festa no Kremlin, sede do governo russo. Diversas personalidades do futebol marcaram presença. Entre elas: Diego Maradona, Puyol, Samuel Eto’O, Laurent Blanc, Miroslav Klose, Fabio Cannavaro e Diego Forlan. Pelo Brasil, o técnico Tite e o coordenador de seleções Edu Gaspar acompanharam o sorteio de perto, além de Pelé, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno e Cafu.

Primeiro foram definidas as posições dos cabeças-de-chave dos grupos. A Rússia, por ser o país sede, já estava certa no Grupo A. De B até H ficaram, nesta ordem, Portugal, França, Argentina, Brasil,  Alemanha, Bélgica e Polônia.

Depois foi a vez de serem distribuídas as seleções do segundo pote. Coube a Diego Maradona a tarefa de distribuir as seleções do pote das seleções mais bem colocadas no último ranking da FIFA. Na chave russa foi o Uruguai. A Espanha foi para a chave portuguesa. No grupo C, foi o Peru. Maradona destinou a Croácia para o grupo dos argentinos. Se a Argentina teve sorte, o Brasil também teve uma adversária mais tranquila com a Suíça. O México foi para o grupo da Alemanha. A Inglaterra foi para a chave da Bélgica. E, por fim, a Colômbia caiu na chave polonesa.

No terceiro pote foi a vez do capitão do penta. Cafu sorteou para os russos a seleção do Egito. A Dinamarca seria sorteada para o grupo B, mas como já haviam dois europeus ele foi para a chave francesa. No novo sorteio, o Irã caiu no grupo português. Dando sequência à ordem normal do sorteio, os islandeses foram para a chave da Argentina e fazem a estreia em mundiais contra os bicampeões. Já ao Brasil, foi destinada a Costa Rica. A Suécia foi para a chave da Alemanha. Os belgas pegam a Tunísia e o Senegal foi para a chave da Polônia.

Se a Itália estará ausente da competição, Fabio Cannavaro sorteou as seleções do último pote. A Arábia Saudita será a seleção que terá a honra de abrir o Mundial contra os anfitriões. Cannavaro sorteou a Sérvia e ela foi direto para o grupo do Brasil. O Marrocos foi para o Grupo B. A Austrália foi para o grupo C. E, como manda a tradição, a Nigéria caiu na chave da Argentina novamente. O outro estreante, o Panamá, foi para o grupo da Bélgica. A Coreia do Sul foi para o grupo da Alemanha e, por fim, o Japão caiu na chave da Polônia.

Grupos Copa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *