Brasileirão 2017: Libertadores, quem sobe e quem desce e seleção do campeonato

Eduardo Demeterco

O Campeonato Brasileiro 2017 chegou ao fim! Uma competição com revelações entre jogadores, técnicos e times. Um clube que se reergueu de forma histórica após uma tragédia que abalou a todos os corações do planeta, clubes que lutaram contra o rebaixamento desde o início do torneio até quem foi rebaixado no último minuto e por fim, o brasileirão teve seu vencedor com três rodadas de antecedência. 

Durante esse ano, o Brasil viu o time paulista Corinthians disparar na liderança e mesmo quando cometia erros e acabava derrotado, seus adversários não aproveitavam as oportunidades para diminuir a distância na pontuação. Após um excelente primeiro turno, o time sentiu o cansaço e deixou a desejar no segundo turno mas mesmo assim conseguiu se consagrar campeão comandado por Fábio Carille, técnico que terminou seu primeiro ano como treinador e já garantiu um título nacional. O vice-campeão Palmeiras, contratou inúmeros jogadores em 2017 mas não conseguiu nenhum título, ou seja, teve que se contentar com o segundo lugar contra seu maior rival que levou o título brasileiro. No Rio Grande do Sul, o tricolor gaúcho escolheu priorizar a Taça Libertadores da América e sob comando de Renato Gaúcho, conquistou a América e agora irá disputar o Mundial Interclubes. O futebol carioca conseguiu emplacar dois clubes para a Libertadores em 2018 (Flamengo e Vasco) e outros dois na Copa Sudamericana 2018 (Botafogo e Fluminense). 

Exatamente um ano após velar os heróis de Condá que faleceram no acidente que derrubou o avião da Chapecoense em 2016, os jogadores conquistaram no último minuto de jogo, a vaga para a Libertadores de 2018, fazendo jus ao que prometeram no início do ano, que era reerguer de forma honrada o clube, a cidade, o povo e a história do clube. 

Botafogo, Atlético-PR, Bahia, São Paulo e Fluminense ficaram com as vagas destinadas a Copa Sudamericana no ano que vem. São Paulo que passou boa parte do campeonato lutando contra o rebaixamento e após a chegada do profeta Hernanes, teve uma arrancada fenomenal para escapar dessa situação difícil. Já o Botafogo, terminou criticado pela torcida após uma sequência de maus resultados que acabaram o tirando da maior competição da América. Sport Recife e Vitória conseguiram escapar do rebaixamento na última rodada do torneio. Vitória inclusive escapou apenas por uma diferença de apenas um gol no saldo de gols contra o Coritiba, que foi rebaixado em Chapecó nos últimos trinta segundos de jogo. Juntam se ao time paranaense, Avaí, Ponte Preta e Atlético-GO. 

Para 2018, teremos de volta a divisão de elite: América-MG (MG) que conquistou a série B desse ano, Internacional (RS) que foi vice campeão, Ceará (CE) após seis anos fora da elite e o Paraná Clube (PR) que conseguiu finalmente após dez anos, retornar à rie A. 

Terminaram como artilheiros do Campeonato Brasileiro 2017, os atacantes Jô do campeão Corinthians e o também atacante, Henrique Dourado do Fluminense, ambos com 18 gols marcados em 38 jogos.

CLASSIFICAÇÃO FINAL 

1º Corinthians (SP) 

2º Palmeiras (SP) 

3º Santos (SP) 

4º Grêmio (RS) 

5º Cruzeiro (MG) 

6º Flamengo (RJ) 

7º Vasco (RJ) 

8º Chapecoense (SC) 

9º Atlético-MG (MG) 

10º Botafogo (RJ) 

11º Atlético-PR (PR) 

12º Bahia (BA) 

13º São Paulo (SP) 

14º Fluminense (RJ) 

15º Sport (PE) 

16º Vitória (BA) 

17º Coritiba (PR) 

18º Avaí (SC) 

19º Ponte Preta (SP) 

20º Atlético-GO (GO) 

 

SELEÇÃO CONEXÃO NEWS* 

GOL – VANDERLEI (SANTOS) 

LD – FAGNER (CORINTHIANS) 

ZAG – PEDRO GEROMEL (GRÊMIO) 

ZAG – RÉVER (FLAMENGO) 

LE – GUILHERME ARANA (CORINTHIANS) 

VOL – ARTHUR (GRÊMIO) 

MEI – HERNANES (SÃO PAULO) 

MEI – ZÉ RAFAEL (BAHIA) 

ATA – JÔ (CORINTHIANS) 

ATA – HENRIQUE DOURADO (CORINTHIANS) 

ATA –  BRUNO HENRIQUE (SANTOS)

*Eleito pela nossa equipe de esportes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *