Mudanças na pesagem e nas categorias de peso para Tóquio-2020 são novidades do Wrestling em 2018

Novas categorias olímpicas e pesagem no mesmo dia das lutas. Essas são as principais mudanças adotadas pela United World Wrestling (UWW), entidade máxima do Wrestling no planeta, para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Até 2017, os atletas realizavam a pesagem no dia anterior ao combate. A partir de 2018 e até 2020, a pesagem será feita no mesmo dia da competição. O presidente da Confederação Brasileira de Wrestling, Pedro Gama Filho, explica o objetivo das mudanças, válidas também para as categorias júnior (18 a 20 anos).

“A UWW deseja acabar com o excesso de perda de peso. Com o atleta tendo que bater o peso no mesmo dia da luta, termina a possibilidade de recuperar uma quantidade grande de quilos de um dia para o outro. A alteração no sistema de pesagem fez com que as categorias também mudassem. Houve um acréscimo de categorias nos três estilos e mudança nos pesos das divisões nos Jogos Olímpicos no estilo greco-romano e wrestling feminino”, explicou Pedro, também membro votante do Bureau da UWW, conselho dentro da organização internacional, responsável pelas alterações nas regras da modalidade milenar.

Em campeonatos com mais de 16 atletas por categoria, caso dos Mundiais, por exemplo, o torneio acontece em dois dias. Eliminatórias no primeiro dia e disputas por medalhas no segundo. O atleta terá que pesar também no dia da final, com tolerância de 2 kg no segundo dia. Para os lutadores as mudanças foram consideradas benéficas. Caroline Soares, medalhista pan-americana em 2017 na categoria até 48kg, a partir deste ano luta na faixa de peso até  50kg, mais leve das seis categorias do wrestling feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

“Na categoria em que luto foi maravilhoso. Antes, acabava me desgastando muito para bater o peso. Costuma ficar em torno de 52 a 53kg naturalmente e com esses 2kg a mais, basta uma dieta regrada e um treino forte para rapidamente alcançar o peso sem sofrimento”, comentou Caroline, atual campeão brasileira.

Confira como ficaram as categorias olímpicas para os Jogos de Tóquio-2020:
Estilo greco-romano: até 60kg, até 67kg, até 77kg, até 87kg, até 97kg e até 130kg
Wrestling feminino: até 50kg, até 53kg, até 57kg, até 62kg, até 68kg e até 76kg
Estilo livre (não houve alteração): até 57kg, até 65kg, até 74kg, até 86kg, até 97kg e até 125kg

Além das categorias olímpicas, cada estilo possui quatro divisões de peso não olímpicas:
Estilo greco-romano: até 55kg, até 63kg, até 72kg, até 82kg.
Wrestling feminino: até 55kg, até 59kg, até 65kg, até 72kg.
Estilo livre: até 61kg, até 70kg, até 79kg, até 92kg.

A primeira competição nacional com as novas regras é o Campeonato Brasileiro 2017, que acontece dia 17 fevereiro, na Arena 2 do Parque Olímpico da Barra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *