Campeonato Paranaense sub 18 definiu os representantes do estado no brasileiro

Danilo

Judocas de todas as partes do estado disputaram no último sábado (28), em Londrina (PR), o Campeonato Paranaense de Judô sub 18. A competição reuniu 143 atletas, sendo 103 no masculino e 40 no feminino. O  evento serviu para definir a delegação que vai representar o Paraná no Campeonato Brasileiro sub 18, que será realizado em Lauro de Freitas (BA), entre os dias 2 e 3 de junho.

 

Banner-Alterado1

No evento de abertura, o presidente da Federação Paranaense de Judô, Luiz Iwashita, enalteceu a conquista da atleta Bruna Bereza, que sagrou-se campeã de uma etapa do Copa Europeia de Judô, em Teplice, na República Tcheca.  Com grandes nomes do judô paranaense em ação, o campeonato viu surpresas e destaques nos tatames. Nas disputas, a grande surpresa foi a eliminação precoce de um dos favoritos da categoria leve (-66kg) logo na primeira luta.

 

As lutas mostraram o alto nível que o judô paranaense tem e que a base do estado vem forte, lindos golpes e disputas intensas marcaram a competição. O atleta Leandro Alves, da equipe Judô Tonietto, foi o campeão da categoria meio leve (-60kg) e descreveu a forte competição que teve que enfrentar até chegar ao título. “Na minha categoria os atletas são muito técnicos e facilmente poderia citar três atletas com chances claras de serem campeões. A chave do meio leve é muito equilibrada e por isso a atenção deve ser redobrada desde o primeiro segundo de luta”, disse. O judoca está classificado para o Campeonato Brasileiro sub 18 e espera uma competição muito mais forte na Bahia. “Lá no Brasileiro estarão os melhores do país, então é claro que a disputa será muito forte, espero estar bem fisicamente para representar muito bem o estado”, afirmou o atleta que em 2017 disputou a Seletiva Olímpica Tóquio 2020 na categoria sênior.

arte site

Automaticamente os 16 judocas campeões (8 no masculino e 8 no feminino) estão classificados para o Campeonato Brasileiro Sub 18, mas quatro atletas ainda vão integrar a delegação, são os chamados bônus que serão definidos pelo Departamento de Rendimento da Federação Paranaense de Judô. Assim tanto a categoria masculina e feminina terão mais dois atletas cada em sua delegação.

A equipe Judô Tonietto, de Curitiba, se destacou na competição após conseguir classificar quatro atletas para o Campeonato Brasileiro, sendo a entidade do estado que mais vezes subiu no lugar mais alto do pódio. Para o técnico Guilherme Tonietto, a equipe demonstrou o mesmo nível que estão obtendo em outras competições. “Eles (atletas) conseguiram manter o alto nível que apresentaram nas últimas competições, mostrando uma constância”, afirmou. Ele ainda certificou que a equipe está preparada para o Campeonato Brasileiro. “Conseguimos classificar quatro atletas, isso mostra que a equipe vem forte e preparada para o nacional”.

A competição muito bem organizada agradou o técnico Carlos Kussumoto, da equipe Judô Kussumoto. “Achei extremamente organizada, cumpriu os horários, o nível estava excelente com combates fortes e a Federação Paranaense está cada dia mais fortalecida”, informou. Ele ainda descreveu que se todos se unirem o judô paranaense virará referência no país. “Ao meu ver se todos se unirem seremos referência no Brasil”, finalizou.

 

Confira abaixo os campeões do Campeonato Paranaense Sub 18

 

MASCULINO

 

Super Ligeiro (-50KG)

 

Thales Henrique Bueno Alves – Judô Kussumoto

Ligeiro ( -55kg)

 

Joelson Vesentin de Lima Junior – Judô Tonietto

Meio Leve (-60kg)

 

Leandro Georgete Alves – Judô Tonietto

Leve (-66kg)

José Ubirajara Luiz Paraná Junior – Judô Tonietto

Meio Médio (-73kg)

André Nícolas Kenzo Donomai – Associação Esportiva Juventus

Médio (-81kg)

Davi Gimenez Carvalho – Academia de Judô Okano

Meio Pesado (-90kg)

Vitor Hugo Gravenhagen – Associação Esportiva Judôfoz

Pesado (+90kg)

Thales Paulo Franquetto da Silva –  Instituto Nintai do Brasil

FEMININO

Super Ligeiro (-40kg)

Beatriz Silva de Souza – Sociedade Morgenau

Ligeiro (-44kg)

Laura Soken – Associação Franciscana de Ensino Bom Jesus

Meio Leve (-48kg)

Fabíola Oganauskas – Sociedade Morgenau

Leve (-52kg)

Any Karolina Moreira – Academia Juan Jimenez

Meio Médio (-57kg)

Isabella Pereira – Associação de Judô Iwashita

Médio (-63kg)

Bruna Flores Bereza – Judô Tonietto

Meio Pesado (-70kg)

Kauane de Oliveira – Academia Superação

Pesado (+70kg)

Ana Clara Paesani – Associação de Judô Sionara Morais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *