Quais os esportes mais praticados no Brasil?

Todo mundo sabe que a prática de esportes é fundamental para qualquer pessoa que vise uma boa saúde. Além de melhorar o condicionamento físico e a qualidade de vida, o esporte desenvolve no praticante a emancipação de sentimentos, crenças e valores. Além disso, o esporte coletivo também colabora na formação cidadã do indivíduo, uma vez que ele aprende a trabalhar com o próximo e a respeitá-lo. Você faz algum tipo de esporte? Sabe quais as modalidades mais praticadas no Brasil? Veja algumas delas:

Futebol

O futebol, inventado na Inglaterra, não só é o esporte mais praticado pelos brasileiros, como também pelas pessoas de todo o planeta. A Copa do Mundo, Eurocopa e a Champions League são, respectivamente, os eventos esportivos de maior audiência. Ou seja, os três eventos que mais juntam gente na frente da televisão estão relacionados ao futebol. No Brasil, estima-se que pouco mais de 30 milhões de pessoas pratiquem o esporte, colocando a modalidade na liderança de popularidade. Já em todo o mundo, o número chega a atingir a marca de 265 milhões de pessoas. De fato, o futebol é uma febre nacional e mundial!

Vôlei

Esporte que teve início no Estados Unidos (EUA), o vôlei ocupa a segunda posição dos esportes mais praticados pelos brasileiros, contando com, aproximadamente, 15 milhões de adeptos. Enquanto isso, ao redor do mundo, essa antiga modalidade – que data de 1895 – tem por volta de 50 milhões de pessoas que a praticam.

Tênis de Mesa

Tomando a terceira posição da nossa lista, o Tênis de Mesa é muito praticado entre os brasileiros, principalmente os de origem asiática, que mostram grande presença nesse esporte. Ao todo, 12 milhões de pessoas no Brasil praticam o esporte, que vem cada vez mais ganhando popularidade entre as pessoas. Já no mundo, esse número mais que triplica, atingindo a marca de 40 milhões. Convenhamos que, de fato, é muita gente!

Natação

A prática desse esporte dá um condicionamento físico invejável aos seus praticantes. Contando com 11 milhões de pessoas, a natação deve parte de sua popularidade por ser necessária na realização de outros esportes, como o surf, canoagem e mergulho. Além de esporte, saber nadar é fundamental em algumas profissões, como as de bombeiros, pescadores, marinheiros e salva-vidas.

Futsal

Menos popular que o futebol, mas ainda assim com um bom número de praticantes, o futsal no Brasil tem mais de 10 milhões de adeptos, ficando em quinto lugar nos esportes mais realizados pelos brasileiros. Contudo, sua popularidade no resto do mundo não é das melhores, sendo jogado somente na América do Sul, e com 1 milhão de adeptos fora do Brasil.

Capoeira

Criada pelos escravos, a capoeira tomou conta do coração brasileiro e se tornou, em 2014, patrimônio cultural da humanidade reconhecido pela UNESCO. Inclusive, a título de curiosidade, o esporte já esteve presente até mesmo em um filme de luta onde o aclamado ator Van Damme era o protagonista. Sua prática atualmente é muito popular no Brasil e no mundo, contando respectivamente com 6 e 8 milhões de praticantes.

Skate

Criado pelos surfistas na ausência de boas ondas no mar, o Skate se popularizou muito desde o seu surgimento, em 1918, quando um garoto tirou as rodas de um patins e as pôs fixadas numa madeira. Contudo, apenas em 1959 que foi comercializado em série o primeiro skate. Atualmente, no Brasil, temos mais de 2,7 milhões de pessoas que usufruem da prática.

Surf

Tendo o Brasil uma grande abundância de água em seus mares majestosos, todo o litoral brasileiro se mostra muito propício à prática do surf. Muitos países não possuem um território tão favorável ao esporte como o Brasil. Dessa forma, mais de 2,4 milhões de pessoas no País se aventuram nessa modalidade. Contudo, o esporte também tem grande popularidade no Havaí, Austrália, Nova Zelândia, Polinésia Francesa, França, Irlanda, Barbados, Porto Rico, Indonésia e África do Sul, totalizando uma marca entre 10 e 20 milhões de praticantes no mundo todo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *