Conheça um pouco mais sobre Buenos Aires

ASSINATURA WILLIAN

 

A terceira edição dos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude acontecerá entre os dias 06 e 18 de outubro. O evento multiesportivo será sediado na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina. Será a primeira vez que os Jogos da Juventude serão disputados no hemisfério sul e também em um país americano. O Conexão News estará presente no evento, trazendo as melhores informações em tempo real.

Além de ser a sede dos Jogos Olímpicos, Buenos Aires tem uma beleza extraordinária e não tem como ir até a capital do tango sem conhecer suas belezas locais e saber a sua história. Embarque conosco nesta viagem até a capital dos nossos hermanos.

Buenos Aires foi colonizada por espanhóis, mas antes de sua chegada até o Rio da Prata, o local era povoado pelos índios Querandíes. Juan Díaz de Sólis, foi o primeiro europeu a chegar no território argentino, em 1516. Sólis morreu tempos depois em uma batalha contra a tribo dos charruas, na região do Uruguai.

Inicialmente Buenos Aires recebeu o nome de “Ciudad de Nossa Senhora Santa Maria del Buen Ayre”, tendo como tradução literal “Cidade de Nossa Senhora Santa Maria dos Bons Ventos”, em homenagem a Nossa Senhora de Bonaria. Com os espanhóis no comando, Buenos Aires se caracterizou pelo comércio e somente no em 1810, com a Revolução de Maio, os porteños conquistaram sua emancipação e declaram Buenos Aires como sede de governo.

Após muitos anos de luta e conquistas, Buenos Aires se tornou uma cidade encantadora, rica em beleza e em cultura. Confira abaixo algumas curiosidades sobre a capital argentina.

  • O Obelisco possui endereço completo
    Avenida Corrientes, 1066. Este é o endereço do monumento. Diz a lenda que em sua ponta está guardado um cofre com uma carta escrita por um de seus construtores, destinada a quem, algum dia, tenha a ousadia de demolir a construção. Foi inaugurado em 23 de maio de 1936 e mede 67,50 metros de altura e pesa 170 toneladas. Uma pequena porta dá acesso à escada de pouco mais de 200 degraus, que vai até a pontinha, de onde se pode ver Buenos Aires através de quatro pequenas janelas.

 

  • O maior e o menor bairro
    Buenos Aires é composta por 48 bairros. Palermo é o maior bairro de Buenos Aires, com 15,9 km, e também o mais populoso, com mais de 225 mil habitantes. O menor bairro é Villa Real, com 1,2km. Outra curiosidade é a que a maior parte da população portenha é composta por mulheres.

 

  • Puerto Madero, bairro com ruas com nomes de mulheres
    O bairro contém 58 ruas e todas são com nome de mulheres, em homenagem a políticas, educadoras e artistas, e também à fundadora das Madres da Praça de Maio, Azucena Villaflor.

 

  • Primeira cidade latino-americana à legalizar o casamento entre casais do mesmo sexo
    Em 2003, o Governo Argentino legalizou a união civil entre casais homossexuais, fazendo com que Buenos Aires se torna-se a primeira cidade latino-americana a legalizar este gênero de união.

 

  • Fonte de Nereidas
    A Fonte das Nereidas, de Lola Mora, foi inaugurada em 21 de maio de 1903 na rua Leandro Além e foi a primeira obra de arte feita por uma mulher em Buenos Aires. Causou escândalo na época por trazer figuras desnudas. Por pressão popular, foi trasladado em 1918 para o então recém-inaugurado balneário da Costanera Sur, onde está até hoje.

Buenos Aires é sem dúvidas uma das inúmeras beldades que temos em nosso continente. Agora ao ir para Buenos Aires lembre-se dessa breve história e de seus fatos curiosos, e também não deixe de conhecer sua formosura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *