A Paralisia Cerebral dentro dos Jogos Paralímpicos

ASSINATURA EDUARDO

Você sabia que existem mais de 30 esportes para pessoas com paralisia cerebral praticarem? Na coluna de hoje vai poder descobrir um pouco mais sobre essa área do esporte.

Pra quem não sabe a paralisia cerebral é uma condição que danifica as áreas do cérebro que controlam a postura e a movimentação da pessoa. Essa deficiência ocorre devido à demora da chegada de circulação de oxigênio no cérebro seja antes do parto, durante ou até mesmo depois que a criança nasce. Com isso, a pessoa pode ter dificuldades na fala e também causando dificuldades na movimentação da face e de outros membros do corpo. 

Existem diversas modalidades para portadores de paralisia cerebral praticarem, sejam eles andantes ou cadeirantes, dependendo do grau de deficiência de cada um. Para pessoas com paralisia cerebral na categoria andante, são 19 modalidades que podem ser praticadas sendo elas: 

  • Cross Country, snowboard, atletismo, basquete em cadeira de rodas, ciclismo, futebol de 7, halterofilismo, hipismo, natação, parabadminton, remo, rugby, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela e vôlei sentado.

Com provas de corrida, lançamentos, arremessos e saltos tanto no feminino quanto masculino, o atletismo é praticado por pessoas com deficiência física, visual ou intelectual e tem um importante histórico nas Paralimpíadas para o Brasil, ao todo são 40 medalhas de ouro, 64 de prata e 41 de bronze. 

Para pessoas que fazem parte da categoria cadeirante, são 20 modalidades que podem ser praticadas: 

  • Cross Country, atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, esgrima, futebol em cadeira de rodas, halterofilismo, hipismo, natação, parabadminton, remo, rugby, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela e vôlei sentado.

Outra modalidade muito forte para o Brasil é a natação que possui o nadador conhecido como “Tubarão das Piscinas”, Clodoaldo Silva com 14 medalhas conquistadas no total. Em um desempenho geral, os brasileiros conquistaram até agora 32 medalhas de ouro, 34 de prata e 36 de bronze.

Quer saber mais sobre as modalidades, paratletas, acontecimentos importantes ou até mesmo sobre as deficiências que os paratletas possuem? Continue acompanhando o Mundo Paralímpico e deixe sua sugestão para que possamos juntos melhorar cada vez mais! Até a próxima pessoal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *