As férias acabaram, o futebol voltou

ASSINATURA CLAUDEMIR

A temporada do futebol brasileiro começou neste final de semana. Recheado de campeonatos estaduais de norte a sul do país, os torcedores mais fanáticos não viam a hora de assistir a estreia dos seus times principais no estádio ou pela transmissão na TV, Rádio ou Internet. Todo o início de temporada há discussões quanto a eficácia dos campeonatos regionais, se discute pela redução ou até mesmo a extinção, muito desta “gritaria” aí vem dos técnicos, jogadores e dirigentes dos clubes que reclamam do nosso inchado calendário brasileiro. Sinceramente não acredito que haverá alguma mudança, muito pelo poder das federações estaduais que mantém o atual sistema político da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Vamos aos jogos do Campeonato Paranaense, por aqui, os nossos principais times entraram em campo no sábado (19) e domingo (20). Jogando em casa, na Arena da Baixada, o time de aspirantes do Athletico Paranaense perdeu por 1 a 0 para o Cascavel CR. O time athleticano enfrentou dificuldades pela falta de entrosamento, já o adversário abusou dos contra-ataques e um deles marcou o gol aos 12 em um rebote que o jogador Taira aproveitou. Rafael Guanaes, treinador do ventania, terá muito trabalho para recuperar na velocidade que a torcida espera.

Jogando fora de casa, o time do Coritiba foi o destaque da rodada de abertura, não tomou conhecimento do time do Foz do Iguacu e aplicou uma goleada de 4 a 0. Iago Dias, Alan Costa, Wilson e Kady marcaram os gols do alviverde do Alto da Glória. Foi um dois vira e quatro ganha, venceu com muita tranquilidade, uma vitória que traz certo alívio no elenco coxa branca após terminar 2018 sob desconfiança da torcida.

Na Vila Capanema, em Curitiba, confronto entre equipes que disputarão o Campeonato Brasileiro da Série B deste ano. Paraná Clube e Operário estrearam para um 2019 de muita expectativa para o seu torcedor. Quem levou a melhor foi o time de Ponta Grossa que marcou um gol no final do segundo tempo, já o tricolor paranaense não fechou a crise iniciada no ano passado, quando foi rebaixado para a segunda divisão nacional. O time de Dado Cavalcanti jogou a maior parte do jogo com um a menos e ainda demonstrou falta de entrosamento, o time paranista é praticamente todo novo. Esse jogo ganhou quem manteve a base do ano passado. Ainda pelo Campeonato Paranaense, o Londrina ficou no empate por 0 a 0 com o Cianorte.

Estaduais pelo Brasil

No campeonato Carioca, mais de 46.000 pessoas foram ao Maracanã ver a estreia do Flamengo que venceu o Bangu por 2 a 1. Já o Botafogo estreou perdendo de 3 a 1 para a Cabofriense. Vasco venceu o Madureira por 1 a 0 e o Fluminense ficou no empate (1 a 1) com o Volta Redonda. Pelo Campeonato Paulista, o Santos estreou vencendo a Ferroviária na Vila Belmiro por 1 a 0. Mais tarde, São Paulo não tomou conhecimento do Mirassol e aplicou uma goleada por 4 a 1. No domingo, Corinthians fez um gol no finalzinho, empatado em casa com o São Caetano (1 a 1). Em Campinas, Palmeiras e Red Bull também ficaram no empate (1 a 1), o jogo ficou marcado negativamente por uma briga que teve até tiros e pauladas. Internacional, Grêmio, Atlético MG e Cruzeiro pelos Campeonatos Gaúcho e Mineiro, respectivamente, estrearam com vitórias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *