Fique por dentro das dicas e cuidados necessários para se exercitar no verão

Por Natalia Concentino

Você já reparou que no verão é comum vermos com mais frequência as pessoas praticando atividades físicas? Pois é, o sol, o calor, as férias e a vontade de começar o ano em forma são fatores que acabam influenciando as pessoas na hora de se exercitar, além, é claro da vontade de eliminar aquelas gordurinhas adquiridas nas festas de final de ano. Para que você inicie o ano de uma forma mais saudável, retomando sua rotina de exercícios ou começando uma nova atividade esportiva, conversamos com o professor de Educação Física Emerson Ratko e separamos algumas dicas:

 

1-  Para as pessoas que já praticam atividade física e querem manter o ritmo nas férias, Emerson recomenda atividades de curta duração, mas com intensidade alta. “Normalmente nas viagens nosso tempo fica focado na nossa família, amigos e passeios, por isso acabamos não conseguindo treinar, um exemplo que dou de atividade simples e eficaz é a corrida intervalada.  Ela pode ser trabalhada de acordo com seu condicionamento físico e realizada na esteira, rua, no parque ou outro local”.

 

2- Aqueles que também estão acostumados a praticar esportes, mas que resolveram dar uma pausa durante as férias devem tomar alguns cuidados na hora de voltar à sua rotina de treinamentos. O professor lembra que muitas pessoas cometem alguns excessos na alimentação e querem eliminá-los de forma rápida, porém “é bom voltar com práticas mais leves para que ocorra uma readaptação do organismo. A atividade escolhida nesse período vai de acordo com o gosto de cada um, o importante é realizá-la com intensidade e lembrando de respeitar os limites do seu corpo”.

 

3 – Aos que resolveram começar a se exercitar agora, Emerson alerta, “o maior erro de quem se empolga em querer recuperar o tempo perdido é fazer exercícios com muita intensidade e com isso acaba se lesionando. Escolha uma atividade mais leve e que se encaixe com você e os limites atuais do seu corpo. Por exemplo: caminhada, corrida, bicicleta, entre outras”.

 

4 – Preste sempre atenção nos horários em que vai praticar as atividades físicas e também na sua alimentação e hidratação. “Evite horários em que o sol esteja forte porque o calor fará com que você se desgaste mais e não tenha um rendimento legal. Início da manhã e final de tarde são horários perfeitos para realizar atividades ao ar livre”, lembra o professor.

Uma alimentação balanceada e com menos ingestão de gordura e açúcar traz mais disposição para o esporte, além de tomar bastante água ao decorrer do dia e durante os exercícios, “a água, além de hidratar, ajuda a eliminar as toxinas que estão em nosso organismo e também evita câimbras”, finaliza.

 

Lembre-se sempre que o ideal é seguir as dicas e ter o acompanhamento de um profissional de Educação Física, ele pode te orientar durante os exercícios ou te indicar atividades mais adequadas em casos de restrições físicas.

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