Programa esportivo para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 é anunciado

ASSINATURA EDUARDO

O Comitê Paralímpico Internacional divulgou na última sexta-feira (25) a manutenção do programa esportivo dos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2020 para os de Paris em 2024. A decisão foi anunciada em Londres onde ocorreu a reunião do Conselho Executivo durante cinco dias. 

O formato da competição não terá tantas alterações exceto a modalidade de futebol de 7 para paralisados cerebrais que acabou fora do calendário. O presidente do Comitê Paralímpico Internacional Andrew Parsons declarou que esta decisão foi tomada devido ao equilíbrio de gênero no total de participantes dos jogos pois a modalidade obtém somente atletas masculinos. É claro que as federações, atletas e comissões técnicas sofrem com esta decisão, mas caso o esporte comece a ter uma evolução maior na presença feminina, esta modalidade deve voltar ao calendário paralímpico. 

Com esta sentença, o torneio seguirá para Paris com 22 modalidades, sendo elas: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, goallball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, taewkondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, triatlo, remo, rúgbi em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo e vôlei sentado. Cada uma delas possui um apelo global importantíssimo dentro das comunidades pois tem uma abrangência enorme devido as deficiências de cada paratleta participante e também conta com uma grande igualdade de gênero dentro do esporte.

Os preparativos para os Jogos Paralímpicos em Tóquio no ano que vem já começaram para os paratletas brasileiros enquanto para Paris, a competição se inicia no dia 28 de agosto e termina no dia 8 de setembro. 

MUNDO PARALIMPICO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *