Conmebol propõe novo formato ao Mundial de Clubes da Fifa

GUILHERME BOLLER

Representantes das seis confederações continentais de futebol se reuniram na última quinta-feira (21), no Rio de Janeiro, para debater e propor um novo formato ao maior torneio de clubes do mundo. Foi o último encontro das entidades antes do Conselho da Fifa, a ser realizado em Miami nos dias 14 e 15 de março. Além da possibilidade de um novo formato para o mundial de clubes, o encontro também discutiu a criação da Liga Mundial de Nações, novo torneio de seleções de futebol.

A nova proposta para o mundial, sugerida pela Conmebol e apoiada pela Uefa, propõe que o torneio continue sendo realizado anualmente, mas com 14 clubes. O projeto, que deve entrar em vigor a partir de 2021, é uma resposta à ideia sugerida pela Fifa, que desejava a realização do torneio a cada 4 anos com um mínimo de 24 e um máximo de 32 equipes na disputa. O atual formato da competição é realizado anualmente, com a participação de sete clubes: um representante do país-sede mais os seis campeões de cada federação continental.

De acordo com a proposta da entidade sul-americana, entrariam no torneio o campeão e vice da Taça Libertadores e o vencedor da Copa Sul-Americana. Os europeus também teriam três representantes na competição, enquanto África e Ásia contariam com dois times cada. As duas últimas vagas ficaram com um clube da Oceania e um representante do país-sede. Segundo Fred Nantes, diretor de competições de clubes da Conmebol, o formato proposto seria com eliminatória direta desde o início da competição, totalizando 13 jogos em 16 dias. Nantes garante que o futebol sul-americano terá, no mínimo, três vagas garantidas no novo modelo de disputa, podendo ter um número maior de representantes, caso cheguem em acordo com a Fifa.

A proposta será apresentada à Fifa na próxima reunião de Conselho, em março. Nantes espera que exista um acordo com a entidade máxima do futebol mundial, pois entende que, para os clubes da América do Sul, é importante a realização do torneio anualmente com uma presença cada vez maior dos clubes do continente. Ainda segundo o diretor de comunicações, o formato apresentado é viável, pois cabe dentro do calendário tanto das equipes sul-americanas, quanto dos clubes europeus.

 

  Duração Número de participantes Formato Periodicidade Mês de realização
Formato Atual 11 dias 7 Eliminatório Anualmente Dezembro
Proposta da Fifa 18 dias De 24 a 32 Fase de grupos e mata-mata A cada 4 anos Junho
Proposta da Conmebol 16 dias 14 Eliminatório Anualmente Dezembro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *