Copa do Mundo de basquete vai definir sete classificados para Tóquio-2020

ASSINATURA DANILO

O basquete brasileiro vai brigar com mais 31 seleções por uma vaga para as Olimpíadas Tóquio-2020. A Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) inovou neste ciclo olímpico e criou as eliminatórias para a Copa do Mundo e colocou que apenas as seleções participantes do mundial terão direito a disputar os Jogos Olímpicos. Com isso, 32 seleções brigam por 11 vagas olímpicas – por ser país sede o Japão já está classificado.

Das 11 vagas em disputa, sete vão ser preenchidas diretamente através do mundial, mas não serão os sete primeiros colocados. A FIBA determinou que as vagas diretas serão distribuídas da seguinte forma: uma para o melhor país da África, uma para Ásia e uma para Oceania e, duas vagas para os melhores países da Europa e América. Com isso sobram apenas quatro vagas  para as Olimpíadas que serão distribuídas em quatro torneios pré-olímpicos que serão disputados pelas 16 melhores seleções do Mundial da China, não importando continente e que não estejam entre as sete já classificadas pelo critério determinado pela FIBA. Mais oito países serão convidados a disputar as competições e serão determinados pelo seu desempenho anterior nas Eliminatórias, sendo: 2 da Europa, 2 das Américas, 2 da África e 2 de Ásia + Oceania.

Com essa nova fórmula a Copa do Mundo de basquete se tornou fundamental para os países conseguirem a vaga olímpica. Contando que uma das vagas das Américas vá ficar com os EUA, o Brasil vai ter que ficar na frente dos outros cinco representantes das Américas para conseguir a classificação direta para Tóquio. Atualmente o Brasil é o 12º colocado no ranking da FIBA, apenas dois países das Américas estão na sua frente os EUA em 1º lugar e a Argentina em 5º – ambos serão cabeças de chave na Copa do Mundo.

Confira abaixo todas as seleções classificadas para o Mundial

As seleções classificadas

Ásia/Oceania Américas África Europa  Europa
Austrália Brasil Costa do Marfim Alemanha República Tcheca
Irã Canadá Angola Itália Turquia
Japão Venezuela Nigéria Polônia Rússia
Jordânia EUA Tunísia Sérvia Montenegro
Coreia do Sul Argentina Senegal França
Nova Zelândia Porto Rico Grécia
Filipinas República Dominicana Espanha
China (país-sede) Lituânia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *