Judô feminino salva o Brasil no Grand Slam de Dusseldorf

ASSINATURA LEANDRO

No último final de semana o Brasil contou com a ótima apresentação do time feminino e brilhou nos tatames do Grand Prix de Dusseldorf. Com cinco medalhas: um ouro, uma prata e três bronzes, todas do lado feminino, a nossa seleção ficou em segundo lugar na classificação geral.

Os três bronzes vieram com Nathália Brígida (-48 kg), Ellen Santana (-70 kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg). Foram belas atuações, principalmente a de Ellen Santana, que surpreendeu a todos e incrivelmente avançou até as semifinais. Com a terceira colocação, Ellen obteve seu melhor resultado na carreira. O que nos leva a acreditar em uma possível nova representante na categoria, já que Maria Portela não vem fazendo boas competições ultimamente.

A nossa prata veio com a atual campeã olímpica no peso leve onde Rafaela Silva teve lutas duras, mas se sobressaiu em todas, chegando até a final para protagonizar uma das principais finais do ano contra a japonesa atual campeã mundial Tsukada Yoshida, onde acabou perdendo.

A grande estrela brasileira foi a gaúcha da Sogipa, Mayra Aguiar (-78 kg). A judoca brasileira foi brilhante durante toda a competição e voltou ao topo do pódio, lugar onde nunca deveria ter saído. Na final, ela enfrentou a atleta da casa Anna Maria Wagner, e acabou venceu por um Wazari.

Já a equipe masculina não foi bem na competição. O judoca mais perto de subir ao pódio foi Leonardo Gonçalves (-100 kg) que perdeu a disputa de bronze, ficando com a quinta colocação no torneio.

A equipe masculina passou um bom tempo no Japão em período de treinamento antes do início das competições. Mas o alto nível do Judô mundial me leva a crer em que o Brasil que já está inovando, tem que inovar cada vez mais em questões tanto de treinamento e campeonatos. Sem rotatividade no circuito, não podemos elevar nosso nível, que momentaneamente não está sendo efetivo nos campeonatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *