Parque Passaúna é reduto de esportes de aventura

RAFAEL ZEMPULSKI

 

Quem não tem aquela vontade semanal, quinzenal ou mensal de limpar as energias naquele belo clima de praia? Muitas vezes temos esse desejo, porém, deixamos de lado por vários fatores como acomodação, clima, transporte, entre vários outros.

Uma ótima opção, muito mais próxima para moradores de Curitiba e região metropolitana e muitas mais em conta, é o parque Passaúna e toda a região da represa do lago Passaúna. Esta região, localizada no bairro Augusta, em Curitiba, desde de 1991 possui características de preservação ambiental, tornando-se posteriormente uma ótima opção para que as pessoas que tem a vida cotidiana urbana, possam desconectar-se num feriado ou final de semana, respirando um ar mais puro e praticando esportes que interagem melhor com a natura, por que não?

Colaborando com as opções de contemplação da bela paisagem, alguns empreendimentos se instalaram ao redor para tornar as atividades um pouco mais organizadas, especializadas e seguras. Um exemplo é o Passaúna Paddle Club, local que disponibiliza equipamentos e organização de atividades de esportes náuticos durante as folgas da semana, ou mesmo atividades regulares mensais. As opções são:

– Stand up paddle (SUP), onde o praticante, em cima de uma grande prancha, rema em pé com auxílio de um remo específico.

– Canoa Havaiana/Polinésia, onde os praticantes praticam os remos sentados, como se fosse num caiaque comum, porém com a ajuda de um casco auxiliar não tripulado, que permite altas velocidades sem comprometer a estabilidade.

– Caiaque, tradicional “pequeno barco a remo” que pode ser feito de maneira individual, dupla ou tripla.

canoa havaiana

Outras equipes, também em parceria com o parque, montam atividades organizadas para fins empresariais ou outras formas de reunião de pessoas, para confraternização e treinamento pessoal. Outras atividades à serem realizadas no parque são: mountain bike, outdoor, slackline, entre outros eco-esportes.

Tempos atrás, tivemos a oportunidade de conhecer um empreendimento chamado Chácara Laggus. Esta se torna uma opção para quem não quer associar a represa apenas a esportes, pois além destas opções a chácara conta com várias casas para hospedagem com os mais variados tipos de equipamentos que servem tanto para eventos quanto para lazer em dias livres. O site do local tem desde recomendações de acomodação para casal, família, e tem recomendação por um site especializado em casamentos como um dos melhores locais para isso na cidade.

parque passauna materia

Tive a oportunidade também de praticar SUP em um dos decks presentes no local. Além de SUP, o local disponibiliza caiaques para aluguel, quadras de futebol e lona para escorregar direto no lago da represa! Posso garantir que é uma experiência única em que fiz questão de voltar a lazer algumas outras vezes com família e amigos!

SUP PASSAUNA

Todo território do Passaúna é uma APA – Área de Proteção Ambiental, então é muito importante valorizarmos essa área como uma excelente opção de lazer para todas as idades e também para turistas. Vale a visita, tanto nos empreendimentos ao redor, quanto nos eventos que a própria Prefeitura de Curitiba organiza em datas especiais.
  • Área: 6.500.000 m2
  • Localização: Final da Rua Eduardo Sprada, na divisa com o Município de Campo Largo
  • Bairro: Augusta
  • Ano de Implantação: 1991
  • Acesso: Gratuito.
  • Fauna: Lontra, capivara, paca, tatu, biguá, garça, mergulhão, jaçanã, cágado, gavião e graxaim
  • Flora: Branquilho, guamirim, guaçatunga, aroeira, pinheiro-bravo, corticeira, açoita-cavalo, tarumã, cafezeiro-do-mato, imbuia, araucária, cedro, guabiroba.
  • Equipamentos: Mirante, lago, trilha ecológica, churrasqueiras, portal, pontes e estacionamentos.
fonte: prefeitura de Curitiba

3 comentários em “Parque Passaúna é reduto de esportes de aventura

  • 24 de abril de 2019 em 3:24
    Permalink

    As imagens não estão disponíveis!

    Resposta
    • 26 de abril de 2019 em 16:21
      Permalink

      Olá, nossa programação estava com problema. Já foi resolvido, obrigado por avisar.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *